Alta durabilidade e grande variedade de cores e texturas são alguns dos benefícios
A melamina é uma substância alcalina (e não, não estamos falando da melanina, proteína produzida pela pele). Esse composto químico está presente em uma variedade de produtos, e é especialmente usado em utensílios gastronômicos. Sua resina é resistente ao fogo e pode ser usada em diversos tipos de finalidades, principalmente em pratos e recipientes domésticos.
O que é Melamina?
Os primeiros registros de desenvolvimento da melamina datam do ano de 1834, com o primeiro uso regular em pratos em 1930. Usados por forças da Marinha dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, os pratos em melamina eram favorecidos por sua resistência. A louça de melamina, por meados da década de 50, se tornou um aparato de desejo na casa norte-americana. Porém, os pratos de melamina da época eram mais frágeis a riscos e quebra, caindo em desuso nos anos 70.
Nas décadas seguintes a melamina foi difundida como matéria-prima da produção de CDs, DVDs, Blu-Rays, e quase todos os equipamentos eletrônicos e artigos esportivos. A melamina é um material muito versátil, por ser uma resina termo-moldável que permite aplicações de diferentes texturas, cores e formatos, trazendo aos itens um caráter altamente personalizável.
Por que é usado na gastronomia?
Com a evolução dos processos industriais e ambientais, a melamina tornou- se um dos principais componentes na produção de utensílios gastronômicos, de diferentes funcionalidades. A popularidade dos produtos feitos de melamina se deve a uma série de benefícios, alta durabilidade e grande variedade de itens produzidos, além de ser uma substância abundante, sem grande impacto ambiental.
Os pratos, bowls e travessas são os principais itens em melamina do mercado. A semelhança a porcelana e durabilidade são os maiores atrativos, além de estarem em uma faixa de custo consideravelmente acessível. Porém, os produtos em melamina permitem a tranquilidade de maior resistência e durabilidade, enquanto cerâmica e porcelana são mais frágeis.
Além de, em muitos casos, serem produtos mais econômicos, os itens em melamina permitem mais possibilidades estéticas, com utensílios mais bonitos, de diferentes cores e texturas. São mais fáceis de limpar, resistentes a manchas e produtos de limpeza.
Vantagens e cuidados
Mesmo sendo um material super resistente e de alto brilho, é preciso cuidados. Ao adquirir seu utensílio em melamina, observe as restrições de cada peça e como a armazenar da melhor maneira. Alimentos ácidos como vinagre, suco de laranja e limão possuem composição que pode, se não usados com atenção, comprometer a composição das peças. Até em peças brancas, como pratos, a melamina é resistente a manchas, e suporta temperaturas de até 70º, mas fique atento: esses itens não são apropriados para fornos e micro-ondas.
Mais resistência e durabilidade
Com essas informações, você pode procurar itens em melamina com muito mais segurança e tranquilidade. Sua cozinha vai ficar mais bonita e prática.
Confira no nosso site utensílios em cores irresistíveis e durabilidade garantida.